sábado, 30 de abril de 2011

Semiótica

Resumo - Santaella

Para Peirce não há julgamento na Semiótica, não existe certo ou errado, verdadeiro ou falso, real ou ilusório, existe apenas tudo o que vem a mente, tudo o que nossos sentidos captam e interpretam.

Para melhor compreender a idéia de Peirce nós devemos desenvolver três faculdade, a de observar, enxergar o que está diante dos olhos, a de notar diferenças nas observações e, por último, a de ser capaz de classificar essas obversações.

Ele ainda relata sobre Primeiridade, Secundidade e Terceiridade, explicando o que acontece em cada uma dessas partes. Iniciando pela primeiridade, ele explica que é onde ocorre a primeira sensação do primeiro contato, é o presente, o imediato, de uma forma que ainda não chega a interpretação.

Na secundidade, a sensação sentida no primeiro momento, move um pensamento, uma mediação interpretativa e, assim, Peirce passa para a terceiridade, em que, após o primeiro momento, a primeira sensação, as primeiras indagações, vem a interpretação dos fatos. E quem exerce tudo isso é chamado de interpretante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário