quinta-feira, 16 de junho de 2011

Semiótica - Trabalho Final - Reflexão

Visto que, para desenvolvermos interfaces mais efetivas, realizamos uma série de testes com os usuários, com a prototipação em papel, e analisamos não só a interação, mas também a semiótica. Analisamos os signos da interface final, a união de um representante, por exemplo um botão, e seu significado, por exemplo a sua função ao clicar.

A semiótica na interface nos fez além de designers, comunicadores. Os símbolos e ícones criados por nós ajudam o usuário a entender melhor sobre o que o sistema quer passar e como ele funciona. Assim a mensagem é transmitida com clareza.

No caso da nossa interface, que serve para etiquetar foto, temos a imagem da etiqueta utilizada na vida real, fazendo, aos olhos de IHC, uma metáfora, já em semiótica, um ícone, representando tal qual é o objetivo na realidade.

As cores em tons de cinza remetem à tranqüilidade, segurança, tecnologia. Além disso, o cinza em contraste com o branco facilita na leitura, não cansa a vista e é aparentemente viável.

Na semiótica perciana temos: primeiridade, secundidade e terceiridade. Agora, levando isso para a interface, podemos analisar a primeiridade, em que se procura saber quais as características mais elementares que são esperadas na apresentação visual da interface. Por exemplo, se ela será quadrada ou em colunas, se terá cores fortes ou neutras.

Na secundidade, temos o sensorial, em que os usuários são expostos às fotos, às cores, à interface em si.

E por último, a terceiridade, em que os designers ou avaliadores irão observar a maneira como os usuários virão a interface e como eles a interpretarão.

E por último, a terceiridade, em que os designers ou avaliadores irão observar a maneira como os usuários viram a interface e como eles a interpretaram.

Assim, podemos dizer com certeza que possuir uma visão semiótica nos ajudou na produção do nosso trabalho final, pois vimos formas fáceis de nos comunicar com o usuário através da interface.

Nenhum comentário:

Postar um comentário